RJ.2020

Habitação Unifamiliar T3
Pedroso| Vila Nova de Gaia | 232m²

O prédio em questão situa-se em Pedroso, no concelho de Vila Nova de Gaia, e previa a construção de uma moradia unifamiliar de tipologia T3.

O declive do lote apresentava-se bastante acentuado entre a cota da rua de acesso, e a estrema posterior da propriedade.  Desta forma, a abordagem passou pela conceção de um edifício que se enquadrasse da melhor maneira nessa topografia sem que houvesse uma grande intervenção que alterasse a identidade do lugar.

O edifício surge composto por dois volumes que se articulam tanto interiormente como exteriormente e que funcionam através de uma relação simbiótica. O primeiro volume materializa-se num piso único e assume-se como o momento de entrada e de distribuição da habitação.  Por sua vez, o segundo volume, que está assente no primeiro e comunica diretamente com este, traduz-se num corpo de dois pisos que integra todos os compartimentos da habitação. 

O projeto previa a implantação de uma piscina e de uma zona de estar exterior que comunicasse diretamente com a zona social da habitação e que lhe servisse de pano de fundo. Desta forma, o piso térreo da habitação integra todos os compartimentos sociais da casa sendo o piso superior destinado à zona privativa dos quartos. 

Diga-nos olá!

Não hesite em tirar as suas dúvidas,
iremos responder na maior brevidade.